viernes

:: MASACRE DE NATIVOS

Arqueólogo encontra prova do início do massacre de nativos da América por europeus
por
maxxell — Última modificação 14/11/2007 11:07
LIMA - O arqueólogo peruano Guillermo Cock descobriu em uma escavação o primeiro crânio já encontrado de um nativo do Novo Mundo morto pelo disparo de um conquistador espanhol. Especialistas forenses chamados para analisar um buraco encontrado no crânio confirmaram que o a vítima foi morta com um tiro. Análises de peritos americanos determinaram que a morte aparentemente ocorreu em 1536, pouco depois da fundação de Lima.
A bala pode ter sido disparada por um arcabuz, uma antiga arma de fogo comum na Espanha naquela época, cujo uso foi rapidamente propagado no Novo Mundo. Os trabalhos de Cock, um arqueólogo com 20 anos de experiência, foram financiados pela "National Geographic", que divulgará nesta quarta-feira, em Washington, mais detalhes sobre a descoberta.
- É a primeira vez que descobrimos um cadáver com um buraco causado pelo impacto de uma bala de arcabuz, as armas dos conquistadores espanhóis do século XVI - disse Cock.
Para os especialistas, a descoberta abre a possibilidade de se reescrever esse período da História. Na terça-feira, Cock disse que a descoberta de 483 sepultamentos em Puruchuco, subúrbio de Lima, revela detalhes que contrastam com as versões dos cronistas da conquista do Novo Mundo.
A equipe concluiu que a maioria das pessoas achadas ali morreram de maneira violenta, vítimas de armas tradicionais, como lanças de pedra, e que, seguramente, foram mortos por outros nativos. Aparentemente, os indígenas do povoado de Guailas, descontente com o governo inca, aliaram-se aos espanhóis, graças à mediação da princesa inca Inés Huaylas, concubina do conquistador espanhol Francisco Pizarro. Os sepultamentos não foram feitos de acordo com o rito inca, possivelmente devido à pressão criada pela batalha.
- Vamos ter que olhar a História como um processo muito mais complexo, não são simples como um pequenos grupo de espanhóis ter sido capaz de dominar todo o império inca - disse Cock.
O cemitério de Puruchuco, descoberto em 2004, quando começaram as escavações para a construção de uma avenida, é considerado uma prova do Cerco de Lima, episódio que culminou com a morte do líder dos incas rebeldes, Quizo Yupanqui. Os corpos foram datados de agosto de 1536.
Segundo Cock, para os espanhóis de Pizarro, a batalha após o Cerco de Lima foi especialmente importante, porque significou uma vitória fundamental após várias derrotas para o poderoso império inca.
Os sepultamentos não foram feitos de acordo com o rito inca, possivelmente devido à pressão criada pela batalha.
- Os restos estavam muito perto da superfície, não estavam orientados em direção ao noroeste e estavam envoltos em telas simples, não como exigiam os ritos funerários. E não tinham oferendas - descreveu Cock.
Para ele, a falta de rigor pode se explicar pelas circunstâncias extremas posteriores à batalha e "pelo temor dos incas de serem encontrados enterrando os seus". Além disso, podem ter pesado a desestruturação da sociedade inca na conquista espanhola e o possível desaparecimento dos especialistas em ritos funerários.
Todos os restos encontrados no cemitério eram de indígenas de 18 a 24 anos. Três eram mulheres. Trinta e cinco foram seguramente vítimas de doenças trazidas pelos colonizadores.
Fonte:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/06/20/296436119.aspvv