domingo

:: BOLIVIA (Noticias)


O partido austríaco de extrema direita FPÖ lançou nesta terça-feira (4) uma campanha de propaganda em que usa uma montagem fotográfica do ícone revolucionário Che Guevara. Nas camisetas distribuídas pelo partido há uma estampa do líder do FPÖ, Hans Christian Strache, vestido como Guevara, com a mesma boina imortalizada pelo argentino, logo acima do nome "straCHE".



Na frente da camiseta, foi impressa em letras grandes a frase "FPÖ: vote no partido da liberdade". O lema da campanha, apresentada numa entrevista coletiva nesta terça-feira (4), é "Che Guevara está morto; viva o Strache".

Segundo explicou à Efe Udo Landbauer, diretor da Juventude do FPÖ, "a idéia é deixar claro que Strache representa uma esperança viva, e não a de alguém morto há tempos".

O jovem político reconheceu o risco de que esta ação possa ser interpretada como uma homenagem do líder de extrema-direita ao revolucionário.



Saiba mais

» Partido Comunista russo usará Chávez e Fidel Castro em campanha

» Ex-prostitutas vão fundar partido contra exploração sexual

» Série de escândalos preocupa base do Partido Republicano nos EUA

"Mas, diante da conhecida postura de Strache, acreditamos que a população saberá diferenciar. Trata-se de chamar a atenção, e ao mesmo tempo se afastar dos jovens de esquerda que se identificam com Guevara. Todos sabem que Strache é radicalmente diferente do Che", afirmou.

Segundo Landbauer, o líder austríaco rejeita qualquer forma de militância, seja ela de direita ou de esquerda. Strache, no entanto, é acusado de ter participado de atos organizados por neonazistas no passado.