miércoles

Centro de Cultura Popular Mestre Noza


Santos feitos em madeira no Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte.
Inocêncio da Costa Nick, o Mestre Noza, foi o primeiro santeiro a fazer uma estátua do Padre Cícero. Apesar do talento para esculpir santos, o mestre, que nasceu em 1897, fez sucesso mesmo com a xilogravura, com trabalhos publicados até mesmo na França. Em homenagem a esse talentoso mestre popular, Juazeiro do Norte batizou a sede da Associação dos Artesãos do Padre Cícero com o nome Centro de Cultura Popular Mestre Noza. São em média 170 profissionais comercializando peças feitas artesanalmente, que retratam principalmente a fé existente em Juazeiro do Norte. Os turistas podem comprar e encomendar peças, fotografar e até arriscar criar uma escultura em madeira. Os visitantes se encantam com os trabalhos feitos na hora por artesãos reconhecidos internacionalmente. É o caso das máscaras pintadas da Ciça do Barro Cozido, artesã que expôs suas peças nas principais cidades francesas. Destaque ainda para os ¿temas¿, representações de cenas do cotidiano produzidas pela família Cândido em barro cozido e cerâmica.

Memorial do Padre Cícero


A vida do Padre Cícero é contada através de pertences do religioso.
Uma cidade movida pela fé no Padre Cícero Romão Batista não poderia deixar de ter um memorial para relembrar esse líder político considerado fundador do município. O padre tornou-se ícone da religiosidade no Cariri e também no Nordeste. No local, os turistas encontram batinas, oratórios, chapéus e outros pertences do católico. Dentre as peças do acervo, existem ainda fotos, livros e telas que retratam a vida do Padre Cícero. O memorial promove seminários e exibições de vídeos em um auditório. O memorial fica na Praça do Cinqüentenário, s/n, ao lado da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Telefone para mais informações: 00 55 88 3512-5219. Outro ponto que os turistas não podem deixar de visitar é a Serra do Horto, onde fica a estátua do Padre Cícero, o Museu Vivo da Cultura Popular Nordestina, uma capela e lojas onde os turistas podem comprar souvenirs. Na subida da Serra, uma Via Sacra é a atração.






Fé no Padre Cícero em Juazeiro do Norte
A segunda maior cidade em desenvolvimento econômico no Ceará, a 565 km de Fortaleza, destaca-se pela religiosidade. Além dos aproximadamente 231,9 mil habitantes, milhares de fiéis de vários estados nordestinos visitam Juazeiro do Norte para participar das festividades que têm como personagem principal Padre Cícero Romão Batista, considerado santo por seus devotos. Destaque para os negócios realizados em torno dos artigos religiosos. Em pelo menos quatro ocasiões no ano, Juazeiro do Norte transforma-se no centro da religiosidade popular no Estado, com realização de romarias em 24 de março e 20 de julho, datas de nascimento e morte de Padre Cícero respectivamente; na primeira quinzena de setembro, quando acontece a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores; e no Dia dos Finados, em 2 de novembro. A romaria de Nossa Senhora das Candeias é outro importante evento religioso de Juazeiro do Norte. Os festejos concentram mais de dois milhões de romeiros no ano, sendo o terceiro pólo de peregrinação religiosa do País. O principal ponto de visitação da cidade é a Serra do Horto, onde estão a estátua do Padre Cícero, medindo 25 metros de altura, o Museu Vivo da Cultura popular Nordestina, o Santo Sepulcro, a Muralha da Guerra de XIV e a Via Sacra. O Santuário do Coração de Jesus, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e a Capela Nossa Senha do Perpétuo Socorro são outros pontos turísticos visitados pelos peregrinos. O Memorial do Padre Cícero abriga um acervo de fotos e objetos relativos à vida do padre. Além da religiosidade, a população local preserva aspectos seculares da sua cultura, como o artesanato. No Centro de Cultura Popular Mestre Noza pode-se acompanhar o ofício dos artesãos que confeccionam e comercializam peças em madeira. Na Associação dos Artesãos da Mãe das Dores, objetos de decoração e utensílios domésticos são produzidos e comercializados. Juazeiro do Norte também é um importante pólo agropecuário, calçadista e de artigos folheados a ouro. A economia proporciona a realização de eventos de grande porte para a região, como a Feira de Tecnologia e Calçados do Cariri e a Feira de Negócios do Cariri. A efervescência cultural é outro atrativo turístico que os visitantes prestigiam em Juazeiro do Norte. Reisado, Lapinha, Maneiro-Pau, bandas cabaçais, Bumba-meu-boi e diversas danças são exemplos de manifestações populares na cidade. Na culinária, destaque para o baião-de-dois com piqui, queijo da terra e carne de sol com macaxeira. Os turistas podem chegar a Juazeiro do Norte pela BR-116, passando pela rodovia federal 230 e 122, além das estradas estaduais CE-138, CE-371, CE-269 e CE-385.