miércoles

Gruta de Ubajara

Formações rochosas na Gruta de Ubajara.
A Gruta de Ubajara é a principal atração do Parque Nacional de Ubajara. As belas salas e as formações rochosas impressionam pela beleza ímpar. Estalactites e estalagmites estão por todas as partes, em um espetáculo formado pela água e pelo tempo. A gruta possui 1.120 metros quadrados, mas apenas 420 metros estão abertos para visitação. No total, nove salas podem ser desbravadas pelos visitantes. A iluminação torna a caminhada mais segura e ajuda na apreciação das formações naturais. Os guias levam os visitantes por salas com nomes curiosos, como Sala das Rosas, Sala das Cortinas e Sala dos Retratos, cada uma com peculiaridades que fazem jus aos seus nomes.




Bondinho de Ubajara
Um dos destinos mais encantadores do Ceará oferece ao turista um encontro com a natureza. Ubajara é conhecida por seu Parque Nacional, criado em 1959 e está situada a 847 metros acima do nível do mar, com temperatura variando entre 18ºC e 25ºC. Nele são encontrados diversos atrativos naturais, como piscinas, cachoeiras e trilhas em cenários inesquecíveis. A famosa Gruta de Ubajara tem 1.120 metros de extensão com exuberantes formações rochosas em estalagmites e estalactites. O acesso é feito por meio do teleférico, que possui infra-estrutura de segurança e mobilidade para o turista. Para quem preferir, existe outra forma de chegar à Gruta, a Trilha Ecológica do Araticum, que proporciona a contemplação da fauna e flora da região, banhos em locais como as bicas da Gameleira, do Gavião e a do Cafundó. Destaque para a cachoeira do Frade. Os interessados em esportes náuticos encontram local ideal para a prática no Açude Jaburu. Quem gosta de praticar esportes de aventura, como rappel, tirolesa e escalada, encontra em Ubajara a adrenalina de que precisa. O lugar é propício e bem procurado por quem busca fortes emoções. Mesmo bem perto do Sertão, é possível que o turista se sinta em meio a um oásis ao desfrutar das belezas de Ubajara. Os produtos artesanais são feitos principalmente em madeira, argila, cipó, couro, bambu e palha. A cidade, com cerca de 29 mil habitantes, fica a 329km da capital. O turista chega a Ubajara pela BR-222 e pelas CE-253 e CE-187.






Arco Nossa Senhora de Fátima em Sobral
A Princesa do Norte
, como é conhecida, situa-se às margens do Rio Acaraú e é uma das mais importantes cidades do interior do Nordeste. Cidade histórica, Sobral foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e é também um centro importante na produção artesanal, principalmente no trançado de palha. Seu extraordinário patrimônio arquitetônico possui casarões edificados no século XVII além de um importante acervo de Igrejas. Os museus da cidade são uma atração à parte. Exemplo disso é o Museu Dom José, onde se pode admirar o melhor da Arte Sacra. Já no Museu do Eclipse, o interesse científico fala mais alto uma vez que nos deparamos com o palco da comprovação da Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein. Ainda hoje estão guardados os equipamentos utilizados pelos astrônomos à época do Eclipse Total do Sol além de um moderno acervo de equipamentos astronômicos, incluindo-se o mais potente telescópio do Norte e Nordeste do Brasil. O município também é pano de fundo para a implantação de diversas indústrias que vão de calçados a material de construção passando por refrigerantes e café. A produção científica fica por conta da Universidade Estadual Vale do Acaraú, com diversos cursos de graduação. Sobral também é animação. A micareta da cidade, o Carnabral, desde 1994 atrai turistas de todas as regiões. A padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, recebe as homenagens dos fiéis com muita festa nas ruas no dia 08 de dezembro. Sobral fica a 250 km da capital e possui 169,5mil habitantes. O turista chega à cidade pela CE-085, seguindo pela BR-222 e CE-362.