sábado

:: Paraty


Paraty (o Parati, o Paratii) es una ciudad brasilera en el occidente del Estado de Río de Janeiro, microrregión de la Bahía de Ilha Grande.
Muy antigua para los estándares sudamericanos, la ciudad fue poblada entre
1533 y 1560, en 1667 obtuvo su emancipación política decretada por el rey de Portugal, volviéndose independiente de Angra dos Reis.
Junto al
océano, entre dos ríos, Paraty está a una altitud media de apenas 5m. Hoy es el centro de un municipio con 930,7 km², con una población de 30 920 habitantes (densidad demográfica: 33,22 h/km²).
El centro histórico de la ciudad está muy diferenciado y caracteriza la localidad por su arquitectura exclusivamente colonial, muy bien mantenida, con calles dispuestas en
damero (cuadrícula regular), con empedrado. Cuenta con gran cantidad de iglesias de ese período.
La localidad tiene varias playas y son de agua turbia y arena muy fina.

História
Paraty não tem somente belíssimas praias. Do lado contrário do mar, avistam-se paisagens formadas por montanhas que oferecem diversas opções de trilhas, uma delas, a mais conhecida e atraente, é a do "Caminho do Ouro", usado na época da colonização como rota para levar ouro de Minas a Portugal. Continuando na época da colonização, Paraty também é conhecida pelo seu centro histórico, todo em estilo colonial e ainda com ruas feitas com grandes pedras desordenadas. Fundada no século XVI, mantém as características originais de 500 anos atrás, que pode ser observado nos prédios, casarões e nas igrejas, construídas com misteriosos símbolos maçônicos para enfeitar as paredes, e ainda com a depressão típica do meio fio que permite a invasão das águas do mar em mares de lua cheia, tanto é que hoje, o centro histórico de Paraty é considerado pela UNESCO "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso" e é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. A proibição do tráfego de automóveis no Centro, contribuiu para a preservação local.
















Localização
O município de Paraty localiza-se no extremo oeste do litoral fluminense, junto à divisa com o Estado de São Paulo e é cercado pela Serra da Bocaina (trecho da Serra do Mar), pelos vales de inúmeros rios que dela descem e por uma estreita área litorânea. O trecho do litoral é recortado com pontas, baías, promontórios, angras, estuários de rios, praias de areia branca e planícies. Em uma dessas planícies localiza-se a vila (atual cidade) de Paraty, possuindo construções do período colonial. A cidade está localizada à beira-mar.

Paraty
Estado
Río de Janeiro
Área
933,8 km²
Población
30 920 (2004)
Inaugurada el
28 de febrero de 1667
Altitud
5 m
Latitud
23º13'04" S
Longitud
44º19'05" O
Distancia de
ciudad de Río de Janeiro
261 Km
Código postal (CEP)
23.970-000
Administración local:
Prefeitura Municipal (municipalidad) de Parati - Alameda Princesa Isabel s/nº, Pontal
Internet:
http://www.paraty.tur.br